sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O QUE É ÉTICA?


COGITARE  (by Edson)

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.  Aristóteles
Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar também possuí-la e colocá-la em prática.
Aristóteles


É o estudo do padrão comportamental do indivíduo ou a ciência de conduta
A ética vai além da moral, procura os princípios fundamentais do comportamento moral, dentro de uma cadeia de direitos e deveres e se apresenta com caráter universal, ao passo que a moral carece do molde cultural e está lastreada em valores temporais sob um conjunto de regras; assim temos que a ética assume um aspecto teórico e a moral está no âmbito pratico.

Dos valores éticos, segundo Aristóteles a temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e senso de justiça formam o feixe principal dentro conjunto ético.
Nos diversos campos em nosso palco de operações, nós humanos fazemos uso de princípios inalienáveis e intransferíveis em detrimento de qualquer tipo de conceituação ou estudo, o que a mim me parece mais tátil, palpável e sensato é o nosso nível de experimentação pessoal, nosso relacionamento interpessoal, a maneira como moldamos a nossa visão e ações relativas ou absolutas de mundo se procuramos por resultados.
A consciência ou razão é o nosso mecanismo de leitura do mundo que nós cerca, assim a relatividade com que focamos aspectos subjetivos e objetivos em nós mesmos, ganha aspectos atemporais e condicionamos nosso “modus operandi” ao nosso estrito senso de percepção e ponderação . Immanuel Kant fala-nos sobre a questão de minoridade e maioridade do homem e sobre a minoridade auto-imposta; essa menoridade auto-imposta da-se não pela falta de entendimento, mas na indecisão pela falta de coragem de usar seu próprio pensamento sem qualquer guia. Supere ali! (Ouse conhecer!).
Se a ética relativa pode assumir um grau temporal e nosso escrutínio pode amoldar a nosso senso ético para que sem linhas mestras possamos nos transportar a maioridade sem tutores, então a aquisição de valores essenciais para a construção da base primária parece estar centrada na Regra de ouro da ética.
Não faça aos outros aquilo que não quer que te façam a ti!
Faça aos outros aquilo que quer que te façam a ti!

Por Edson Ovidio (comentarios sobre um TCC da UFSC)

Um comentário:

Tati S.S. disse...

Eu li ! Depois comento...antes que vc diga que eu não comento.
To só sem inspiraçãoa agora....