sábado, 21 de abril de 2012

SENTIMENTOS


Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

As vezes vivemos e vivenciamos a fúria dos sentimentos e descobrimos  o quanto somos escravos de fatores externos a nós; as angustias, medos e sentimentos outros que sobem efervescentes tomam-nos a palavra, balançam os sentidos, vibram-nos todas as fimbrias internas. Como se estivéssemos encapsulados e presos numa camisa de força tolhidos de sermos nós mesmos, pensadores .

Será que os sentimentos modulam nossa  personalidade, o que somos , melhoram a forma como sentimos o mundo e as pessoas ao nosso redor ?

Ou será que invariavelmente nos envelopamos num dado sentimentos, o tempo  se detêm, nossa visão se turva e então paramos e nos ferimos sob o peso de preocupações, medos, paixões.

Sucumbimos, cometemos loucuras, detemo-nos a um palmo de nossos objetivos nos calabouços do medo ou do desespero.

Nossos mecanismos de interação com a vida e com as pessoas são as muitas reações que elas suscitam em nós.  Enxergamos o mundo, nunca por uma visão clara e ações ponderadas e objetivas, mas através da nossa lente pessoal como se o tempo todo  nossos sentimentos fossem as mãos de quem manipula um fantoche. Agimos e reagimos ante as pressões externas, seguimos por becos e ladeiras emaranhados  nos fios do sentimento que nos manipula , atolamos em charcos e por fim voltamos invariavelmente às vias de acesso a nós mesmos.

Qual a importância dos nossos sentimentos ?
São ferramentas de crescimento?

São estorvos ou âncoras que nos prendem a alguém ou a um momento no passado?
Como você trabalha os seus sentimentos?



por Edson Ovidio

domingo, 15 de abril de 2012

SOMOS UM!






"A igualdade só poderá ser soberana nivelando as liberdades, desiguais por natureza.” Autor Charles Maurras.

"Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual.” Autor-Winston Churchil.

"A primeira sensação que experimento ao encontrar-me na presença de uma criatura humana, por humilde que seja a sua condição, é da igualdade originária da espécie. Uma vez dominado por esta ideia, preocupa-me muito mais do que ser-lhe útil ou agradável, o não ofender nem ao de leve a sua dignidade. “Autor -, Charles Tocqueville


Eu vejo a vida como  um vasto rio,  onde cada ser é um quartilho que contem um pouco dessa água e então a colore com uma porção de si mesmo, com seus sabores e então a devolve ao grande rio, tornando melhor o conteúdo que sua consciência habita, quando de si partem ideias, atitudes, sentimentos firmes e nobres. Poluímos o imenso rio quando insistimos em fazer fluir de nós, ideias e sentimentos pobres e deletérios.

Tudo o que acontece a partes do grande rio também acontece a todas as outras, incluindo eu e você. Insistimos em poluir as aguas do rio. Nossos progressos individuais nada representam se também todas as outras partes não compartilharem do nosso melhor.

Humanos, sonhamos e sopramos aos quatro ventos nosso desejo de um mundo melhor e justo com igualdade de direitos e oportunidades ; animais, deliberadamente  voltamos nossas costas ao outro.

Insistimos em querer que tudo se deposite em nosso pequeno pote e que as águas jamais de nós transbordem e que tudo pare em nós, seja para nós e por nós. Ao próximo apenas o nosso asco e indiferença, egoísmo e a nossa solene ignorância de que todos somos iguais.