quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VIVA A CRIANÇA

Viva a Criança

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança.
" Victor Hugo”

"Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis.
"Voltaire

"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.
"Jean de La Bruyère


Dia desses, tomei o troléibus para um trajeto curto entre diadema e São Bernardo, coloquei-me num espaço reservado a cadeirantes, contra o vidro que separava o piso mais alto com assentos e  o lado com piso rebaixado. Do lado elevado, junto ao mesmo vidro, uma criança brincava consigo mesmo , movimentando-se para lá e pra cá, rindo para o seu mundo e então olhou-me , esboçou um sorriso, passou o bracinho pelo vão do vidro, ofereceu-me  sua mão, cumprimentando-me à maneira que fazem os jovens e então fez um gesto de positivo mantendo o leve sorriso e incontinente retomou o seu mundo de faz de conta.
O gesto me devolveu a calma ao agitado dia, após ter dado duas aulas e por final a chuva que me encharcou os pés e tênis, a mim foi uma generosa paga pelo dia como voluntário
A mim o que mais me impressiona com esses fatos insólitos e por vezes imperceptíveis ao nosso mundo adulto é que  esses pequenos seres são capazes de grandes coisas, como se por magia  envolvessem-nos num momento de ternura e contentamento; olham-nos direto nos olhos e então repassam um gostoso sorriso, como se enxergassem bem além da nossa barreira cosmética.
O mundo adulto nos priva de sensações e de um universo de percepções e experimentações que um dia tivemos. As regras, tabus, máscaras de convívio somam fatos aos nossos anos, velando  mais e mais a forma lúdica como víamos e sentíamos o mundo e  que então com um preciso cinzel gravavamos em nossas memórias as melhores recordações de nossas vidas.
A vida é nada mais que uma escola em que as etapas do viver acrescentam um pouco do que havemos de ser pela nossa romagem terrena a cada dia, todavia dos primeiros fatos da nossa existência, deixamos que nosso sábio mundo infantil se perca na estreiteza da visão adulta, nas incertezas de todos os dias, na busca desesperadas por um futuro que esta sempre um passo além ou na insana mania de repetir em nós modelos rotos  e seduzimo-nos por grupos que repetem comportamentos, sentimentos e atitudes anacrônicos.  
Passamos assim da idade infantil a idade imbecil onde perdemos o foco das soluções fáceis de quando eramos crianças, quando tudo se resolvia com um sorriso ou que o trocar de mal era magicamente deixado para trás com uma pergunta gentil:

__Posso brincar também?

(Essa é uma singela homenagem a Criança que habita nos pequenos corpos e também dentro de cada um de nós)
 Por Edson


2 comentários:

ANA FUKASE disse...

ADOREI! LINDO TEXTO!

Samy disse...

Maravilhosas frases, texto lindo, blog naturalmente especial. Como sempre, o inesperável se espera de alguem que surpreende. Parabéns!