quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apego & Desapego

Aparighara - "O Desapego"

Nesta matéria quero discutir um pouco sobre o conceito de Apego & Desapego. Estou compartilhando algumas ideias externas que vão ao encontro do que penso e acrescentar-lhes algumas opiniões e conceitos sobre minha visão sobre essa questão. Não sou um douto sobre o assunto mas apenas um pensador tentando compreender um pouco desse universo interno.

 

Os apegos
Muitos se dispõem a abrir mão de todas as suas posses materiais em troca de suas vidas, pois são mais apegados à vida. Há também os que são capazes de perder a moral diante da fama e da fortuna, em razão de seu tortuoso apego ao ego e ao materialismo. São todos exemplos da relação entre o apego ao ganho e à perda e àquelas coisas que estão intimamente relacionadas ao “eu”. Além disso, por causa de nossos apegos, é difícil mudar nossos maus hábitos e nossa fala nociva. Na vida, podemos nos apegar ao conhecimento, às opiniões e às idéias. Se eles forem corretos e razoáveis, nós nos sairemos bem. Mas, se nos apegarmos à fala e a opiniões tortuosas, nós nos tornaremos difíceis de tolerar
(budismo)

Chega um dia em que se o homem não deixar tudo para trás não vai para a frente.
 Micítaus do Issás (http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-sobre/apego)

O apego é crença, ou seja, crer de forma ilusória de que você não pode ser feliz sem determinada pessoa, coisa ou situação.  Examinemos:  se você só poderá ser feliz com algo ou alguém de quem você não pode prescindir, estará em constante sofrimento, porque estará em um estado de dependência emocional ou servidão....
Dr. Luiz Ainbinder - O que pensam os psicólogs                                  (http://www.aluzdapsicologia.com.br/palavras-de-fogo/o-apego/)
E quando o Elo se quebra ?
- Será que a física nos ajuda a compreender o apego?Um grande solenóide (indutor) é ligado a uma fonte de corrente contínua (CC) por meio de uma chave tipo "faca". Ao se fechar a chave, a corrente circulante sobe até cerca de 30 Ampere. Quando a chave é aberta, o solenóide tenta manter a corrente fluindo, criando uma enorme Força Contraeletromotriz que ioniza o ar em volta da chave, sob a forma de uma grande faísca. http://www.youtube.com/watch?v=aSmMFog10D0

Eu costumo deveras associar o Efeito Contra-eletromotriz  a idéia intrínseca de “O que aconteceria  se o seu objeto de apego lhe fosse subitamente tomado ”.

Tenho comigo mesmo que a força do apego (nosso solenóide humano) nos mantém firmemente ligados a nossa atração a coisas, objetos , fatos efêmeros ou a pessoas via sentimentos, emoções ou sensação de posse. Cada evento cria em nós , ainda que inconscientemente, um forte vínculo ou raiz que se aprofunda  cada vez mais , quão maior seja o elo entre pessoa e o objeto. Uma vez privado ou alijado desse objeto de desejo, nossa organização interna parece demolir e invertemos a polaridade dessa ligação , numa tentativa desesperada de reaver o objeto perdido; dessa forma paixão e ganância  se transformam em ódio; o zelo em ciúmes e cada sentimento em sua ordem de importância para o indíviduo vitimizado pelo Apego.
Passamos boa parte da vida, colecionando pequenas pedrinhas coloridas, que são nossas paixões, nossos tesouros, fama , prestigio, nome; todavia invariavelmente chega o dia em que as pedras se vão e so resta a nos mesmos o que de verdade somos e possuímos de fato......o Self, ou o si-mesmo!

por Edson Ovidio

Nenhum comentário: