sexta-feira, 3 de junho de 2011

SER SIMPLES

Simples
 As coisas simples são indissolúveis. Não havendo nelas contradição, a tendência é para serem duráveis."Autor - Bessa-Luís , Agustina 
"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último reduto da experiência, a derradeira força do génio."Autor - Sand , George 
"É curioso ver que quase todos os homens de grande valor têm maneiras simples; e que quase sempre as maneiras simples são tomadas como indício de pouco valor."Fonte - PensamentosAutor - Leopardi , Giacomo 
A simplicidade é a consequência natural da elevação dos sentimentos."Autor - Alembert , Jean



Minha proposta desta semana é falar sobre o Ser Simples, viver com simplicidade , integrado ao si mesmo. Pensei muito e deduzi que a  observação da natureza é uma das grandes chaves para  essa descrição, um ensaio de imaginação talvez me ajude a falar um pouco sobre isso.

Imagine-se numa floresta florida onde uma brisa leve traz  a suas narinas um festival formidável de suaves fragrâncias como se cada uma das árvores impregnasse  com o melhor de si a todas as outras partes da floresta, inclusive você. Perceba a brisa que sopra sem que saibamos para onde, não a vemos, mas a sentimos, respiramos os perfumes  de todas as ervas como se cada vegetal desse um pouco de si a nós.

Se volvermos os olhos de nossa compreensão ao infinitamente pequeno, vamos compreender que há espaços vazios  em cada coisa que possa existir, inclusive em nós e se  enriquecermos um pouco mais nossa divagação vamos verificar que estamos imersos num vasto oceano chamado vida que nos atravessa e tinge-se de nós mesmos num  fluxo continuo que flui levando consigo um pouco de nós, se agigantarmos um pouco mais essa ideia, então saberemos que somos apenas uma névoa humana com uma consciência ,permeada pela energia vital. Sem embargo, a força da vida está em tudo e em todos, dessa forma  todas as fragrâncias do mundo  estão, também,  em nós.

A Vida Simples  é algo como você perceber uma e cada coisa em si e ao seu redor e preocupar-se tão somente em modular a força que passa por você com seus melhores atos, como se doasse partes de você ao mundo e, de verdade, estar com atenções e focos voltados para suas percepções sutis sobre sua identidade interna.

Deixamos de perceber o simples quando voltamo-nos para todos os aspectos externos e apegamos-nos  a eles. A simplicidade está em, ainda que tenhamos tudo em abundância,  jamais vincularmo-nos a coisas, objetos ou sentimentos, ou identifiquemo-nos com bens outros exceto aqueles que trazemos em nossos corações, ou simplesmente  prontos a viajar levando na bagagem nada  apenas nós mesmos.

A medida que nos afastamos de nós mesmos e passamos a ser aquilo que temos ou o que querem que sejamos, somos tão somente isso, todavia o peso do que somos e temos, agiganta o peso do que temos a arrastar como parte do que pensamos que somos nós. Nossas percepções errôneas, a soberba que semeamos ao nosso redor  os  medos , ressentimentos, ódios , usuras e  as muitas  pestilências que a nós se vinculam como cracas em grossas crostas sobre nossa espessa casca externa .

O sofrer pelo não ter é desconhecer a naturalidade das coisas que passam por você e só são percebidas  na medida exata em que você abre portas em você.

A natureza expressa-se  diante dos nossos olhos de maneira suave e com grandiosa majestade. Sem apegos, despede-se de uma florada para numa próxima estação vicejarem ainda mais.

Ser simples não  significa ter a carência de posses, ser pobre , mísero, ter apatia pela busca do crescimento ou estar defasado com o progresso geral das coisas  e sim dar-lhes o valor necessário, aceitar a natureza efêmera de todo o mundo material em nosso entorno.

Seja simples !


Por Edson Ovídio

Nenhum comentário: