sábado, 1 de outubro de 2011

O SENTIDO DA VIDA

O Sentido da Vida

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo." Galileu Galilei"

Todos nós nascemos originais e morremos cópias." Carl J. Jung




Nascemos , crescemos, adquirimos saberes, aquinhoamos bens, conquistamos cargos, títulos, somos um sucesso, mas afinal a vida é apenas uma corrida ao topo? Ou será que há algum outro sentido maior para a nossa auto expressão como seres humanos?

Por mais batalhas que vençamos e quaisquer que sejam os mais altos cargos e títulos a que nos submetamos, todavia parecem não responder a questões fundamentais como a carência e pressões que por vezes roubam o sossego, desequilibram a aparente paz ante a abundância recursos.

Será que somos simples e beócios humanos teleguiados por uma divindade hermética, acessível e decifrável via dogmas, tabus e cismas religiosas?

Sabemos que nossa existência é uma sucessão de ciclos e o sucesso de cada coisa unicamente depende da forma como a percebemos, porque muitas vezes, perder é ganhar, muitas vezes os rumos da nossa felicidade não estão na satisfação dos sentidos externos.
Possivelmente o destino factual de nossas vidas dependa de nós mesmos, quaisquer que tenham sido a causa que nos tenha gerado, quaisquer que sejam os nossos mecanismos de interação com o mundo que nos cerca, a despeito do que mais além possa existir.

Segundo alguns nossas vidas são o usufruto do sagrado e caminham na direção de uma recompensa futura, outros a identificam como fruto de uma casualidade e seguem saboreando as delicias pontuais do dia, porque o estertor e o fato da morte deles extrairão todos os prazeres; outras pessoas vivem a vida sem saber a que lado tende e jamais entenderão o sentido de si mesmos, supondo-se que tudo acabe nessa existência.

Formamos a grande família humana, porém cada um de nós busca uma diferenciação, quer porque nos julguemos diletos filhos de uma divindade qualquer, ou por termos melhores atributos físicos, financeiros, melhores rótulos e títulos. Buscamos a sagração de um futuro junto de nossos pares, num paraíso sobre o qual idealizamos uma coexistência com um seleto grupo  de confrades, quem sabe o não existir e retorno inclemente ao não-ser ou como preferem os religiosos, o céu aos justos, segundo uma ética limitada e eivada de regras, ou a danação eterna aos que seguiram regras contrarias e não santas.

Quaisquer que seja a sua corrente de pensamento e a direções que seu jeito de pensar o conduza, ou a forma como você formate o seu hoje, é certo que a vida se auto explique e então por fim todas as respostas estarão dentro de nos mesmos.









Nenhum comentário: