sábado, 19 de novembro de 2011

OS ANJOS FAZEM XIXI


anjos fazem xixi


"A fama é a mãe de todas as virtudes. “Fonte - citado em Diógenes Laércio, Vidas dos Filósofos, BionAutor -.
A maioria das pessoas preferiria morrer a pensar. De fato, muitas o fazem. — Bertrand Russell
 
Faz pouco tempo morreu uma das divas da música, vitimada por si mesma, devido ao abuso de drogas e álcool. No dia de sua morte eu fiz um gracejo sobre ela e uma amiga retrucou:

__ Nossa! . coitada!.. Não se brinca com isso!

Achei interessante seu comentário; soou-me como se ela não merecesse um final inglório e agora passara a categoria de Anjo ou algo sagrado. 

Ouvi, dia desses um fã, de uma megaestrela americana, descrevendo essa como se exemplo de mãe abnegada, como se não tivesse, a olhos vistos,  apresentado traços de desiquilíbrio e outros abusos que a levaram a perder a guarda do filho. 

Voltando um pouco mais no tempo, certa feita, teci alguns comentários sobre um personagem bíblico e como resultado quase sofri uma agressão. Jovem senhora a minha frente ficou histérica, chamou-me de sacrílego e  instantes depois, sozinho, eu me fartei de rir.

Relembrando todos esses casos, eu fico a pensar sobre essa fronteira fácil entre o mito e a história; sobre o quão fácil nos é converter o malfeitor em anjo após sua morte, o bárbaro em santo, o vil matador em arcanjo, homem comum e um nobre donatário de fatia do céu e o astro um dos avatares de Deus.

Será que a fama e a morte têm fatos em comum?

Tenho cá com os meus botões que sim!

Os famosos são apontados como predestinados e benfeitores do momento cultural, como marcos referenciais a serem seguidos, apreciados e respeitados.

O beneficio do tempo exponencialmente açucara e enternece as historias de nossos antepassados, eleva o valor de seus feitos, mitiga lhes as falhas. Aos famosos, o agora glorioso espalha-se ao sabor do ventilador das mídias, agregando valores diferenciais às vozes e espalhando a  vacuidade do que pensam aos quatro cantos do mundo.

Quando nos formos desta para a melhor, passaremos do comum ao mito, outros falarão sobre nos com branduras, muitos serão heróis, outros tantos santos seremos então sagrados, iluminados, lendas.

Por Edson Ovidio

Nenhum comentário: