sábado, 26 de novembro de 2011

A CHAVE DO PROBLEMA


A Chave do Problema


"Todos os problemas são insolúveis. A essência de haver um problema é não haver solução. Procurar um facto significa não haver um facto. Pensar é não saber existir."Fernando Pessoa 

"A força de um problema tem que ver com a força de que dispomos."Vergílio Ferreira

A ideia desse texto é entender um pouco sobre   problema e divagar um pouco sobre o seu enfrentamento.

Creio que posso defini-lo como todo e qualquer obstáculo que sob nossa óptica pontual pareça ser intransponível e não lidável de maneira simples e objetiva

Talvez esteja ligado ao nosso medo do desconhecido, segundo o que imaginamos.
Será que sobreviveremos ou fraquejaremos ante a um embate iminente?

Quem de nós nunca perdeu noites de sono sem saber a saída de um problema?

A óptica do medo por vezes transforma pequenos pedriscos em montanhas intransponíveis e que então lançam suas sombras sobre nós e de súbito passamos nós mesmos a sermos parte do problema, como se a coisa a qual tememos, de repente passasse a ser nós próprios.

Quem teme o enfrentamento se escuda das soluções possíveis, porque na verdade os problemas são apenas uma questão de óptica mental; a mente amedrontada acomoda-se e percebe só a si mesma em turbulência e então se fecha numa concha e fundindo-se a seus monstros imaginários e refletindo a frente apenas os seus próprios temores.

À medida que caminhamos entre nossas conquistas e fracassos desenvolvemos mecanismos de ataque e defesa, criamos o ódio, a cobiça e o subproduto do nossa geniosa maquinaria mental são os múltiplos problemas que urdimos diariamente.

Fernando Pessoa sugere-nos a ideia do não pensar ou ouvir a nossa essência. Parece complexo e sem nexo, os sábios dizem que a existência deva ser bem dessa forma e eu creio na vida assim.

A ideia é que na vida sejamos meros viajantes de passagem concebidos para adquirir saberes e sabedoria, embora o preço do nosso progresso individual faça com que saiamos a recolher todas as pedras de maior brilho ao longo do caminho em nossas frenéticas buscas do ter e do ser, de títulos, rótulos e cargos.

A cada passo encontraremos pedras, pedregulhos, montanhas, penhascos e dificuldades a vencer. Haverá problemas ou desafios a frente, a forma como nós os encararemos dependerá apenas de nós mesmos.


 Por Edson Ovidio

Nenhum comentário: