sábado, 28 de fevereiro de 2015

C´EST LA MÊME CHOSE


A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios.
—Ralph Waldo Emerson

Às vezes queremos que as nossas incertas certezas prevaleçam às incertezas alheias, que as nossas fés , razões e contrarrazões sobressaiam aos fundamentos ilógicos e aos arrazoados bem fundamentados de outros. Quase sempre somos afrontados por visões outras, que submetem nossa inteligência a sabores diversos daqueles da nossa parca visão do mundo. Adensamos então a instabilidade de nossa fé e razão em ira personificada na figura de um agente punitivo que, via de regra somos nós mesmos; agentes da ira da divindade ou do criador da ideologia que abraçamos e defendemos ou nós isolamos em castas auto-intituladas superiores com conceitos, pensamentos e maneirismos muito além do comum

Quaisquer que sejam os contrapontos e diversidade de ocupações das gentes, quaisquer que sejam os nossos ideais de espiritualidade, quaisquer que sejam os terrenos filosóficos onde fincamos nossas bandeiras e raízes, permeamos nossas sólidas certezas com preconceitos, aversões e intolerância ao outro.

Correm em nossas veias os mesmos venenos, ódios e ignorância que chocam o mundo com decapitações, insânias e instabilidades constantes. Os memes são sempre os mesmos, invadem centros de candomblé, quebram santa, decapitam pessoas, destroem estátuas seculares, instabilizam o mundo em nome da fé.

Nenhum comentário: