sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

UM MUNDO DE APARENCIAS.

Mundo de Aparencias (http://teardeideas.com ) 






“..... vida
de gado
Povo marcado
Povo Feliz”
Zé Ramalho  - Admirável Gado Novo


“…as pessoas podem ser tão frias
Podem  feri-lo ,  abandoná-lo
Se você deixar , levam ate sua alma
Mas  não permita”
Carol King


"...executivo todo-poderoso de chefes políticos e seu exército de administradores controlassem uma população de escravos que não tivessem de ser coagidos porque amariam sua servidão” –
prefácio do livro – “Admirável Mundo Novo”


“... E esse - interveio sentenciosamente o Diretor - é o segredo da felicidade e da virtude:
amar o que se é obrigado a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social a que não podem escapar”.
– trecho do livro  “Admirável Mundo Novo”


(Aldoux Huxley)


Imagine-se vivendo num mundo de aparências e perfeitamente  cosmético, tudo odorizado, tudo esplêndido, tudo muito viável, tudo muito legal, tudo muito "cool", tudo muito experimentável, tudo ao alcance das mãos ,imantado a sua atençao,  proximo dos olhos.
Bom.... esse é o nosso mundo !
Em essência tudo parece caminhar na direção do que Aldoux Huxley descreve em sua obra “Admirável Mundo Novo”. Um mundo de condicionamentos.
Convencionamo-nos a pensar que a  velocidade com que o mundo evolui   é tão grande  e nosso progresso tecnológico e facilidades são tão estupendamente presentes em nosso dia a dia , que nos abandonamos gostosamente nos braços de quem disso possa melhor gerenciar esses recursos  e nos oferecer  facilidades com a melhor marca disponível no mercado,  o último  grito da moda,  grifes   , tecnologias conceito,propiciadores de qualidade de vida, agregados a grupo de mesma bandeira , abstemo-nos de considerações mais profundas.


Nós somos um Logotipo!!


A despeito da enxurrada de informações que grassa em nosso mundo, continuamos a ser os mesmos homo sapiens selvagem de outrora com requintes de doutos e camadas e mais camadas de condicionamentos auto-impostos e a uma profunda cosmeticidade, mas tão profundamente arraigados a fatores externos a nós mesmos.


A sanha do mundo empresarial  de hoje é tão grande e diretamente proporcional a nossa vontade de fazer parte do “mainstream *”. Será que, grosso modo, se olhássemos um consumidor de crack não veríamos um retrato maximizado de nós mesmos? Com que ganância os traficantes do mainstream  nos manipulam !  Com que volúpia compramos, cheiramos, injetamos, sorvemos, usamos, consumimos, pertencemos, acorrentamo-nos aos valores vazios da sociedade , como se dependentes de droga e na crise perene da busca.


 Quão perversa é a sociedade que criamos!  


Só conseguimos enxergar o outro se esse for emblematicamente portador de títulos coadjuvados por valores  e grifes que lhe atestam o titulo de “Ser Civilizado ,Superior e honrado ”.Essa diferenciação  constante  que fazemos acentuar entre os vários estratos de nossa sociedade via  fidelização excessiva e incondicional a marcas, rótulos, logos e nossa aquiescência a discursos vagos, promíscuos .


Será que os nossos valores estão realmente estribados no progresso moral do homem ou no
progresso material das coisas?



Não haveria mais civilidade, dignidade  e sabedoria um silvícola em comunhão perfeita com o seu meio  ambiente do que  nós cidadãos que orgulhosamente lemos um “Best-seller” em nosso caro iPad e ignorando a intoxicação dos manufaturadores na China ou a fuga ignominiosa à morte por conta da fúria produtiva daquele país?


Enfim , coma seu Actívia,  tome o seu Johnny Walker, seja um cidadão do seu tempo e ,  parafraseando um velho reclame, porém mais que tudo seja sempre mais de você em você mesmo.

por Edson Ovidio


*mainstream //correntes predominantes, cultura predominante, comunidade
-


Nenhum comentário: