sexta-feira, 4 de março de 2011

Amigos (Bens Inalienáveis)

A flor da Amizade

O que é um amigo? 
Uma única alma habitando dois corpos. 


Sem amigos ninguém escolheria viver
Aristóteles


Quem perde seus bens perde muito;
quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo.

....

Eu tenho pensado sobre alguns aspectos que me tem afligido ultimamente, tenho considerado diversos caminhos de crescimento interior, então pensei num ensaio que me desse a mim uma forma de situar o universo de amigos dentro do meu próprio. De que maneira eu cresço com os amigos; será que eu poderia ilhar-me e prescindir de amigos?
Adoro divagar, mas quando  condenso algo num texto, tudo me fica mais claro, assim escrevi minhas ideias logo abaixo, talvez seja diferentes das suas, mas amigos são bem isso  d-i-f-e-r-e-n-t-e-s.
Imagine-se num mundo onde todos pensassem igual, agissem de igual forma; onde todas as pessoas em tempo algum tivessem suas idéias contrariadas , suas filosofias desditas, um mundo homogêneo, pensamentos monocóridos, idéias monocromáticas, em sintonia com um Pensador qualquer


Como seriamos?
Talvez fossemos  um o reflexo do outro; como se firmaria  a boa e velha filosofia sem as antíteses?
Como haveríamos de crescer se nos  reduzissemos a mediocridade dos iguais.
Como seriam então seus amigos?
Que tédio !


 A definição de amizade é tão subjetiva e diversa como pessoas são as pessoas em todo o mundo. Cada um tem seu relacionamento exclusivo com outra pessoa. Amizades crescem e  mudam, assim como cada indivíduo ou como  cada relacionamento progressivo.


Muitos acham que nos tornamos amigos de pessoas que possuem características similares as nossas, todavia eu insisto em pensar que os amigos são complementares e possuem virtudes e modos diversos e diferentes, assim os  admiramos e os conservamos  ao nosso lado. Eventualmente copiando isso e aquilo e cedendo de nós mesmos. Nossas hipóteses sobre tudo são invariavelmente afrontada pelas suas antíteses e  a oposição de amigos nos leva ao consenso da síntese, que novamente são hipóteses e outras visões, assim promovendo o crescimento mútuo.
“A vida sem as contestações de nossos pares, não tem sabor”
“A monotonia do saquinho de pipocas sem a presença dos piruás não tem graça”
Quando reclamamos , nossos amigos nos ouvem; quando estamos tristes, nos soerguem As similitudes se resumem ao companherismo, mas cada um de nós possui  individualmente nossas aspirações e ideais e a todo instante forçamos a teia do destino , invariavelmente polarizamos nossos amigos nessa ou naquela direção, cada um tem seu matiz vivo de ideais , cada um de nós é uma força viva que age sobre esse palco de atuações e se soma a outras matizes formando uma gostosa interatividade com sabores, sons, ideias e padrões outros que enriquecem a nossa leitura da vida. Assim é a amizade.
Enfim, o que eu quero dizer é que nosso maior tesouro é a nossa liberdade e a felicidade de termos amigos no nosso entorno. Não abra mão de seus amigos, não permita que sua amizade se arrefeça!!

Por Edson ovidio

Nenhum comentário: