quinta-feira, 16 de junho de 2011

CASTELOS DE AREIA

Meu Castelo de Cartas





"Vemos que todo este mundo é vaidade, que a vida é um sonho, que tudo passa, que tudo acaba, e que nós havemos de acabar primeiro que tudo, e vivemos como se fôramos imortais, ou não houvera eternidade
"Fonte - SermõesAutor - António Vieira



Ouvimos useira e vezeiramente  vozes que se vangloriam ter estudado nessa ou naquela melhor instituição de ensino , de estarem na vanguarda disso ou daquilo ou de frequentarem essa ou aquela agremiação “top”

Ora bolas, a forma parece sempre ser a melhor, todavia o objeto  formado recebe apenas o estigma  e no final das contas é tão somente isso. Uma mera etiqueta  ! A resultante daquele que está ou cruzou  sob essa ou aquela forma de excelência, quase nem sempre é o que se espera.

A despeito de sempre querermos estar na vanguarda de alguma coisa, como não pode ser diferente,   a referência do estar a frente do que quer que seja, não prescinde de pessoas , sozinho somos absolutamente ninguém .

Nossa sanha evolutiva esta apenas ancoradas em referencias  monetárias ;  o espirito realizador  que sobremodo deveria receber um empuxo maior junto com todas as hostes que se propõem a ter essa ou aquela insígnia, parece desvanecer-se  nos títulos ou perder-se nas pompas  e o ser isso ou aquilo ganha mais relevância do que o produzir quaisquer dos valores sob  o qualificativo dos quais tornamo-nos especialistas.

O pressuposto das melhores qualificações e das buscas da excelência é apenas uma quimera . Ser altamente eficiente é apenas um dentre os vários  impulsos a que nos submetemos, o acúmulo de saberes não qualifica a superioridade  cumulativa do depositário .
O mundo caminha a lugar nenhum se não  unirmos nossas vontades em uníssono  e todos sermos impulsionados pela suprema vontade do todo. A busca do titulo em detrimento da capacidade norteia os milhares que rumam ao encontro do progresso individual  ou do  primeiro grande salario.

Ter progresso é preciso  e também a soma de esforços para arremeter  a frente todos os que seguem presumidamente muito atrás de nossa posição  de franca dianteira ,todavia havemos de estar abertos às observações dos "insights" que se apresentam diariamente em todos os níveis diante de todos nós é são colhidos por todos  que estamos abertos aos aspectos sutis da vida.

As maiores dos grandes progressos do mundo partem  do acaso ilógico e sutil que muitas vezes ultrapassam o nosso ideário lógico , acadêmico e empírico. A imponderabilidade da mente universal atinge sua singularidade ante a visão desarmada qualificada do simples sem os qualificativos formais dos quais tantos muitos doutos  do topo da incompetência arrogante do titulo jamais hão de observar.

Por Edson Ovidio


2 comentários:

Anônimo disse...

"Imagem não é nada" mas vale muito, infelizmente.

Léo disse...

"Imagem não é nada" mas vale muito, infelizmente.