sexta-feira, 15 de julho de 2011

O FIO DE ARIADNE

O fio de Ariadne

Segundo a mitologia Teseu, um jovem herói ateniense, sabendo que a sua cidade deveria pagar a Creta um tributo anual, sete rapazes e sete moças, para serem entregues ao insaciável Minotauro que se alimentava de carne humana, solicitou ser incluído entre eles. Em Creta, encontrando-se com Ariadne, a filha do rei Minos, recebeu dela um novelo que deveria desenrolar ao entrar no labirinto, onde o Minotauro vivia encerrado, para encontrar a saída. Teseu adentrou o labirinto, matou o Minotauro e, com a ajuda do fio que desenrolara, encontrou o caminho de volta. Retornando a Atenas levou consigo a princesa.



O mito de Teseu e o minotauro  ou conforme o título que ora faço uso,  “ O fio de Ariadne”   tem servido como pano de fundo a muitas teorias e conceitos filosóficos, místicos, psicológicos ou muitos outros campos de estudos onde a mente humana pode trilhar.

Bom ! Cada um tome o mito acima da forma que melhor lhe aprouver,  sob o ângulo que melhor lhe agradar . Sob o prisma da lógica, resolução de problemas, fatos empíricos , porém  do meu lado eu penso que as mitologias  nos falam sobre arquétipos , nos falam sobre facetas da sabedoria  um tanto além dos aspectos  comesinhos da vida.

Por que resolvi falar sobre o “Fio de Ariadne”?

A mim o mito  fala-me muito claramente sobre nossos monstros internos e  o que devemos fazer para enfrentá-los ou  para enfrentar-nos. A mim me encanta a busca da sabedoria  pele adentro.

Fundamentalmente cada um de nós tem seus próprios caminhos, muitos se valem de si mesmos, da sabedoria inata que os conduz com maestria , outros se norteiam por princípios religiosos, outros tantos se perdem  sem mesmo  arriscarem um passo dentro de si mesmos.
Há muitos que  se buscam em fatores externos a si mesmos , fórmulas mágicas, pactos, valem-se  das muitas  indulgências  para os erros cotidianos e vários outros se valem da auto-complacência  para os desvarios  do berço ao túmulo

Cada dia de nossas vidas  aparecem  abrir e fechar  portas , novas percepções , novos fatos, novos medos , novas ameaças ,traços de felicidade, sombras de tristezas. Perdemo-nos  em ilações sobre como será nosso amanhã, como havemos de cruzar o próximo umbral.  Há Situações e fatos que nos conduzem das luzes às sombras ou vice-versa. Atrevemos sempre em passos trôpegos  corredor a dentro , ora presos por temores, ora   levados pela esperança.

Todos procuram a felicidade, vencer medo, buscar a verdade, a realidade mais a clara para sua própria compreensão  .

O nome Ariadne quer dizer “O mais sagrado”  e eu penso que a chave para a aniquilação dos monstros de nossos recônditos labirintos  é localizarmos o fio dessa essência  cuja ponta podemos prender firmemente a nossos corações e nos conduzirmos vencendo todos os vorazes inimigos interiores.


Por Edson Ovidio

Nenhum comentário: