sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FORMAS DE VER O MUNDO.

Vemos o mundo

"Há pessoas que veem as coisas como elas são e que perguntam a si mesmas: ''Por que?'' e há pessoas que sonham as coisas como elas jamais foram e que perguntam a si mesmas: ''Por que não?''."Bernard  Shaw 
Será que todas as pessoas veem o mundo da mesma forma?

Será que sua realidade e sua verdade são exatamente aquelas que todos têm e veem?

Definitivamente a resposta é não!

As pessoas compreendem o mundo que lhes cerca através de uma lente particular, fazem uma leitura de todos os fatos segundo seu grau de cultura, objetividade relativa e interesses particulares.

Tudo o que  creditamos como válido e plausível é  nossa  verdade e tudo o que efetivamente  passamos  a vivenciar é nossa realidade. Do berço ao tumulo tratamos de adequar nossas observações respeitando nossos padrões legados, visões estreitas ou largas a cada detalhe que se nos antepõe e então tratamos de gravar as vivências tidas e havidas, tentando transformar verdades em realidades.

Muitos se erguem por sobre a limitação das barreiras auto impostas, ideias rotas legadas,  tabus, preconceitos e então cambiam com altivez os conceitos das suas verdades e realidades abandonam a  estreita visão dura das coisas expandindo a visão e sutilizando suas telas mentais

Nossas percepções, das mais sutis às mais toscas, impressionam-nos com suas tintas, tons, texturas, cheiros, sabores e formas. A alguns a vida se lhes apresenta dura, inflexível e áspera, todavia quaisquer que sejam os impactos que as vidas produzam, talvez possamos traduzi-los em suavidade, impressões leves sobre o que somos e levamos gravados dentro de  nós mesmos.  A outras pessoas porém, o conforto,  cultura, os vernizes,  a facilidade de acesso a tudo e qualquer coisa se converte em padrões de respostas distorcidos  inadequados a tudo e a si mesmo.

Da sutileza daqueles que se exprimem em artes, descrevendo a sinestesia de um universo  incompreendido, por meio de belas melodias, pinturas, poemas e contos à torpeza insana  que impressionam e marcam profundamente as realidades alheias  com barbáries  que desafiam a compreensão humana , fatos hediondos, atos de lesa humanidade.

O presente inunda nossas mentes com uma miríade de assuntos, preocupações, aspecto cosméticos, rótulos, porém será que esse arsenal de novos fatos  aumentaram as nossas verdades e submeteram-nos a uma realidade diferente daquela vivenciada pelos pensadores do passado?

Artistas, poetas, loucos, todos possuímos uma visão especifica de mundo e com ela produzimos uma nota única e exclusiva,  quaisquer que seja o  nosso tempo, as formas como  lemos a vida, nossas realidades tangenciam-se e definitivamente influenciamos de forma atemporal todas as outras realidades positiva ou negativamente. Pensadores do passado lançaram reflexos de si sobre nossas verdades desde o ontem até o porvir e muitos de nós haveremos de igual maneira criar padrões que possam ser compreendidos num futuro distante de nós


Por Edson Ovidio


Nenhum comentário: