sexta-feira, 9 de setembro de 2011

INSÂNIA



Insânia

“Basta que um homem odeie outro para que o ódio ganhe pouco e pouco a humanidade inteira”."Fonte - O Diabo e o Bom Deus Autor - Sartre, Jean-Paul
 "Se os homens são tão maus com a religião, como seriam sem ela?"Autor - Franklin, Benjamim.
 “Todas as religiões são conspirações contra os profanos.”Autor - Shaw, Bernard.
 

Eu recém entrara num restaurante e olhava o cardápio para solicitar o almoço, quando pela TV observei o choque dos aviões contra as torres gêmeas. ...

"Era 11 de setembro de 2001"

A imagem do bastião instransponível de segurança que tínhamos dos EUA, de repente foi-se. Então, Pensei:
_O mundo jamais será o mesmo!”

De fato, não tem sido!

Todas as fragilidades expostas e as mazelas ainda marcam todas as nossas vidas, ainda que distantes no tempo e no espaço.

Mas por que tudo aquilo?

A insânia lastreada na religião?

Uma libação a uma divindade desvairada com síndrome hegemônica?

Deus contra o diabo?

Todos nós sonhamos ver o mundo a nossa imagem e semelhança com o nosso Deus antropomórfico projetado além dos portais das ideias e dos quintais limitantes da nossa humana presença.

Somos os seres do mundo e formamos uma diversidade de ideias, cultura, interesses, abraçamos essa ou aquele ideal e então desenhamos em nossas mentes um mundo que se vista com a nossa melhor roupagem, que tenha a cara dos nossos zelos, cismas e caminhe segundo nossos tabus, preconceitos, ideais, filosofias, mas então nossa bagagem de interesse transformam-se em ódio e intolerância sem que nos apercebamos disso.

Quando juntamo-nos a grupos com pensamentos idênticos aos nossos, quer seja via religiões, filosofias ou quaisquer outros núcleos vivos, então gostosamente nos entregamos a isso e suas forças tentaculares passam a transpor muros levando nossas ideias e outros venenos bem mais além, talvez a outras terras e continentes. A imagem do mundo se nos apresenta melhor quando nele refletimos um pouco de nós.  

Ao longo das noites dos tempos saímos da entropia de ideias ao status em que nos rotulamos seres altamente civilizados pró-democracia, pro-teocracia, pró-isso  ou pró-aquilo, mas anarquicamente fazendo valer o que pensamos sob o peso marcial de armas e lutas encarniçadas que marcam as décadas e séculos e  injetam  na  veia de muitos o sentimento atávico de ódios, tabus e preconceitos  instados por caprichos, interesses e cegueiras .

Enquanto seguimos nossos meros caminhos mortais, alinhando, no correr das eras, nossos padrões, sentimentos e formas de sentir o mundo, temos de compreender que a excelência não está em nós e que quando impomo-nos a outros, será sempre como se o óleo se impusesse a água e quisesse por ela ser dissolvido.



por Edson Ovidio

Nenhum comentário: