quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COMO SERÁ O AMANHÃ?

O AMANHÃ

"De nada serve ao homem conquistar a Lua se acaba por perder a Terra."Autor - Mauriac , François 
"O único verdadeiro progresso é o interior. O progresso material é um nada."Autor - Green , Julien

Todos os dias somos levados a considerar sobre o futuro via novos equipamentos todos os dias na internet, a miríade de tecnologias com suas plataformas multitarefas, recursos inimagináveis dentro de um único dispositivo.

O futuro  espera-nos de braços abertos, mas, e nós?  Será que estaremos melhores apetrechados?

Com que olhos olharemos a nós mesmos daqui a cem anos?

Não podemos prever o futuro do homem, porém em contrapartida somos o futuro do homem de ontem, e se volvermos nossos olhos para o passado, perceberemos o quão pouco temos sido influenciados pelo progresso das coisas em nosso entorno. Olhando o passado lemos de guerras, guerrilhas, ódios regionais e tantas outras falhas dos herois, caudilhos, ditadores e homens comuns. Somos ainda os mesmos entes humanos que as tintas e a cosmeticidade da modernidade tem colorido com um toque de civilização avançada, suavizado a torpeza e a rusticidade do que ainda somos e velado a boçalidade sob as novas roupagens do progresso do agora. 

Algumas correntes filosóficas propalam a ideia de que o surto da violência vem aumentando sobremaneira, porém essa é a uma falsa impressão devido ao foto de que fazemos parte agora de uma grande aldeia global em os olhos do mundo dão-nos conhecimento de cada falta mais grave em cada esquina do mundo.

Será que a tecnologia mudou a nossa forma de pensar, agir, alargou nossa visão e percepção desde a idade média? Ou será que estamos tolhidos e cerceados pela censura gerida pelos padrões de comportamento normal às pessoas do nosso tempo?

Mudaram nossos padrões éticos? 

Dissolveram-se nossos preconceitos?

ruíram-se nossos tabus?

A violência, a hipocrisia, o ódio, as guerras desapareceram?

Se o homem do hoje, personagem do futuro de nossos antepassados tem sido tão iguais a esses; será que efetivamente o futuro distante trará homens não apenas de tecnologia, mas também dotados de boa vontade, sentimentos de paz e voltados a sua verdadeira essência?

Seremos mais dignos da nossa terra?

Quantas vezes haveremos de repetir os erros do passado até descobrirmos que podemos fazer um futuro diferente dentro de nós mesmos?


Por Edson ovidio

Nenhum comentário: