sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

AQUI & AGORA


Aqui & Agora

"Conhecerás o futuro quando ele chegar; antes disso, esquece-o." Ésquilo
“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente”. Albert Camus
"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.  Albert Einstein


A proposta deste ensaio é refletir um pouco sobre o foco no agora. Sobre o quão lúcidos estamos neste presente momento e com que nitidez o aqui e o agora se nos apresentam aos olhos e percepções.

Imagine-se num dia em que você esteja das suas muitas preocupações, todas as amarguras, cobiças e vãs perguntas sobre o amanhã e isento de auto cobranças em relação a fatos e coisas que aconteceram num instante que se perdeu nas noites dos tempos, num dia em que seus títulos e peso pessoal lhes signifiquem absolutamente nada.

Imagine-se admirando cada detalhe de um glorioso dia, cem por cento presentes no aqui e agora, sentindo o tato do tempo contra sua pele, o perfume das flores e folhas presentes no seu caminho e ouvindo os pássaros que voam próximo de você.

Será que podemos trazer os nossos dias para essa realidade?

Todos temos a mesma percepção ou cada um apresenta uma diferente singularidade e realidade?

No universo de pessoas que privam a nossa convivência deparamo-nos com pessoas presas no passado, outras só tem olhos para o futuro, outros tantos se entregam a licenciosidade dos desregramentos dos nossos dias sem vínculos com o ontem, com o amanhã ou com o agora.

Conheço pessoas que mantém os pés no agora e a mente presa dias distantes de si, descrevendo a vida maravilhosa de glorias, conquistas, pompas, circunstâncias, títulos, rótulos e tintas de um passado cujo valor fugaz ainda lhes fascina e bem ou mal- assombra os dias presentes. Sei de pessoas que se perderam em labirintos de crises e desgostosos do pretérito e recusam-se a seguir um passo além, pois perderam forças para divisar esse instante de sua existência. Algumas que se entregam vorazmente a cata de lucros e abundancia para prover o futuro.

 Em nossa curta trajetória atravessamos os dias enchendo nossa bagagem com toda sorte de fatores e aspectos externos ao que somos e então digladiamo-nos em lutas infindáveis com vistas a um futuro recheado de conquista e bem-aventuranças palpáveis.

Nossa bagagem se preenche com o que podemos ter e ser ao longo de nossa caminhada e então brigamos por cada vez mais.

A voracidade do futuro  e  as angustias do ontem tomam todo o nosso foco de atenção enquanto o hoje, com todo o seu encanto nos oferece  a grandiosidade das sutilezas  e os fabulosos “insights” que nos tornam melhores seres humanos basta que vivenciemos  o  Aqui e agora.


Por edson ovidio

2 comentários:

Luciana disse...

Viva o momento presente !!!

Viva !!!

Tamara Queiroz disse...

E aqueles que vivem o aqui e agora? Com seus olhos reluzentes? Com seus sorrisos estampas de alegria? Permitindo-se? E principalmente, permitindo sentir as sensações, os sentimentos e as emoções? Contemplando o que não é belo nem fera, apenas contemplando? Ah, esses! Esses conectados com sua alma nos fazem estremecer só por estremecer...