sábado, 21 de janeiro de 2012

TER OU TER-SE?


“Possuir é perder”. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência. “Fonte” Fernando Pessoa

"O homem, quanto mais possui, tanto menos se possui." Arturo Graf.
"Os que mais possuem não são os que melhor digerem." Marquês de Maricá.
Se possuíres algo, mas não o puderes dar, não o possuis... Esse algo é que te possui." – Frank Sinatra.
"Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco.” Epicuro

Somos um fato efêmero sobre a terra, como pássaros pousamos e então arribamos. Tenho cá comigo que há uma continuidade e que de alguma forma nossas consciências continuam, sob que roupagem; eu não lhe saberei dizer.  Para onde vamos, como e o que faremos, deixo em aberto para que nós mesmos possamos responder ou nos calarmos para sempre em nosso futuro.

Esse ensaio tem por objetivo discutir um pouco a transitoriedade da vida e o fato de estarmos tão voltados ao ter e não ao conhecer-se.

A cada fase que atravessamos em nossa vida, somos convidados a ter isso ou aquilo, desde nossos pequenos bens transitórios até os grandes objetos de poder e ícones que denotam nossa vida eficaz e que em nossa concepção hão de durar ad eternum.

À medida que entramos em anos, somos doutrinados pela sociedade consumista a colher em nosso container de capacidades, toda sorte de objetos que nos qualifiquem como seus membros eficientes, como se repetidas vezes fossemos instados a nos revestirmos de armaduras cada vez mais potentes e à medida que nos tornamos adultos vamos nos revestindo de interesses cada vez mais superficiais e gradualmente nos afastamos de nos mesmos.

O que possuímos tomam-nos cativos e nossas consciências migram para nossas múltiplas roupagens externas; somos o carro, somos nossas posses, somos a diferenciação que ostentamos, vivemos eternamente presos ao enredo dos subprodutos de nossa batalha por ter mais e mais. Perdemo-nos então nas teias de nossa ganancia, no desespero da depressão por não ter e não ser.

Por Edson Ovidio



2 comentários:

Ana Carolina disse...

Adorei o texto, ficou ótimo!
Realmente está cada vez mais difícil não se preocupar com as coisas materiais atualmente, mas é muito bom ler textos assim!

Edson Ovidio Alves disse...

obrigado Ana Carolina,fico muito feliz em saber que de alguma forma meus textos possam ajudar pessoas a uma reflexão mais profunda sobre a vida!