sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PONTO DE INFLEXÃO



"Não há problemas; apenas há soluções. O espírito de homem, depois, inventa o problema."
 André Gide

"Qualquer problema, por mais difícil que seja somente ficará sem solução a partir do momento em que se abandonarem as tentativas”.
 Inácio Dantas

"Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda maiores montanhas para subir."
Nelson Mandela

"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida."
Sócrates

Imagine-se vivendo uma vida sem desafios, sem desequilíbrios sem provocações e que todos os dias fossem rigorosamente iguais!

É fácil concluir que a vida não é assim; um ponto perdido dentro de nós mesmos para a qual as coisas fluem naturalmente sem que sobre elas atuemos com as nossas firmes vontades e livre arbítrio e sem que sobre elas atuemos e lhes dispendemos a nossa cota de esforço necessário a um objetivo claro e viável.

 A vida é a mesma a todos os seres, todavia cada um de nós a percebe da forma como a compreendemos e caminhamos com maior ou menor desenvoltura por vales e colinas; há dias de certezas e incerteza, de lagrimas e alegrias, de pesares e de tristezas.  Lutamos cotidianamente com os nossos próprios antagonismos e por vezes nossas forças se arrefecem, nossa visão do agora se turva e nos perdemos na busca voraz de um futuro que depende sobejamente do presente, atolamo-nos em lágrimas, lamentos e incertezas e fincamos raízes nos desesperos do ontem, ancorados na ilusão de que tudo a nós se opõe que o tempo passa e as dores não cessam.

A vida é uma grande roda e à medida que caminhamos, somos surpreendidos por ideias, novas percepções, “insights”, porém é-nos muito mais fácil sucumbir ante as próprias fraquezas e nos abandonar gostosamente sofrendo no fundo das imperfeições das nossas próprias percepções, os nossos medos do que girar a grande roda.

Tingimos os fatos do dia a dia como problema ou desafios dependendo da nossa postura ante a vida, de nossos medos e dos nossos comprometimentos com vida.

O imperativo da vida é o crescimento, então é necessário que nossas percepções sejam expandidas ao máximo e estejamos prontos aos “insights”.  e reconhecer o ponto exato em que mudamos a direção dos nossos humores, ganhamos forças e transformamos um problema em desafio, zeramos uma tristeza e saímos do inverno de nossas ilusões para a alegria do sol em nós e então seguimos a vida como constantes vitoriosos, transpondo montes, montanhas, vales e colinas.


Por Edson Ovidio

Nenhum comentário: