sábado, 17 de março de 2012

O MAIS PRIMEIRO



" Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..."Antonie de Saint-Exupéry 



“Quando tínhamos qualquer disputa e que alguém tinha de chegar à frente de outro, às vezes havia uma grita pela primazia do feito então todos diziam quase que ao mesmo tempo:

__”Eu fui o mais primeiro”,
Então outros tantos repetiam:
_ Não, não eu fui... eeeeeu é que fui!

Momento seguinte, a disputa se dissolvia numa gostosa fraternidade própria das crianças

Hoje ouvi no noticiário de rádio sobre um fato que me remeteu a essas reminiscências.
Ele dizia sobre a disputa das pessoas em longas filas sob o frio próximo de zero em Nova York na busca pelo seu tablete ultimo tipo.
A louca disputa pela dianteira e pertencer a um estreito circulo de poucos que podem estar ou pertencer a alguma coisa a frente de qualquer outro. Parece-nos sempre impensável que alguém se submeta às intemperies por conta de meros e bobos caprichos imbecis, posto que em breves dias o mesmo produto está aberto a todos.

Todavia, humanos sempre queremos a primazia, ir ao topo e chegar primeiro; dizer a todos sobre o como é  estar onde nunca estiveram e então impedir que outros cheguem.
É da falha humano antepor barreiras, afunilar e estreitar o acesso a quem quer seja ao patamar onde pensamos estar e dourar a pílula para que todos a vejam de longe e a julguem com sabor diferente.

Como seguidores do Dick Vigarista, desviamos os indicativos e burlamos a rota de quem quer que nos siga logo atrás, porem jamais estamos verdadeiramente onde desejamos estar.

Os mais primeiros se fecham em suas seitas, clubes e clãs e se escudam desdenhosamente atrás de suas insígnias de seus qualificativos exclusivo.

Precursores de quaisquer que sejam os patamares que julguemos os o mais alto, somos, a despeito de tudo, uma grande cadeia humana na qual o sucesso de cada um tem necessariamente impacto sobre todos os demais elos da longa cadeia.
Pense nisso!

Edson ovidio

Nenhum comentário: