domingo, 13 de maio de 2012

MÃE



"O coração das mães é um abismo no fundo do  qual se encontra sempre um perdão."
Autor - Honoré de Balzac.

"Amamos  as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação."
Guy Maupassant

"Se bem conhecessem as mães quanto valem as carícias maternas,  quanto as apreciam os tenros corações de seus filhos, se elas as  soubessem guardar e empregar sem capricho nem cegueira, nenhum meio mais forte e seguro para pena ou prémio teria a educação."
Autor - Garrett , Almeida


É certo que cada um passa pela vida com bem lhe apraz ; há os de vida bela, os de vida não tão feliz assim ,há aqueles cujos dias  estão cheios de desafios, outros sobrevivem aos  muitos  escorregões ou se envaidecem das  assertivas,  há os cismarentos, marrudos, individualistas, os de mãos abertas, os que tudo tem e os que nada conseguem. Mudamos  muito desde que adentramos a  gangorra dos erros e acertos. Dinamicamente nossas vidas se formam  , deformam  e se adaptam aos fatos pelos quais atravessamos. Cometemos erros inconscientes na infância e infantilmente continuamos a cometê-los conscientemente  na vida adulta como resultado de experimentações individuais  .

Todos tivemos um grande ser em nossas vidas que mantiveram em nossos corações a  ternura de nossa infância de muitas luzes, mesmo apesar de os olhos de muitos não trazerem para a vida adulta a ternura do olhar de criança e transmutá-lo em cupidez, odio ou outro sentimento menos digno. Todos  cruzamos os portais da infância, fomos embalados pelo carinho ,pelos muitos afagos de nossas queridas mães que  nos conduziram pelos dias de nossas incertezas até os limiares de nossas responsabilidades, lapidando com seu cinzel o diamante  bruto que cada uma dela recebeu em seu ventre.

Sei da grandiosidade de todas  as mães, tal era a imensidão também de minha mãe. Lembro-me  de suas expressões, do imenso carinho, de sua altivez, do enorme sacrifício nos dias em que a vida não nos era favorável. Sua boa condução trouxe-me vida a  dentro até esse ponto. Superprotegido, porém super agradecido porque você me ensinou  a olhar a vida com olhos de mais certeza, por me fazer enxergar vários outros caminhos quando eu não via nada a minha frente.

Minha mãe era irreverente, chata a vezes, irritadiça, brigava por coisa que naquela época eu não atinava  direito, mas hoje eu compreendo todos os porquês e vociferar com grandiloquência o que ela fazia com extrema precisão . As vezes rio dos termos que ela usava, de seus contos, das suas muitas expressões pontuais , do seu asco  a idade.

Minha mãe foi uma grande mulher e em algum ponto na imensidão continua a sê-lo, tenho certeza . Oxalá um dia possa dizer tudo o que não pude e não soube, possa dizer que compreendi e assimilei cada uma de suas lições.

Obrigado Minha Mãe !




Nenhum comentário: