segunda-feira, 15 de julho de 2013

CAMINHOS


Quando somos crianças, a vida é de fantasias, magias, um rio de felicidades; as alegrias transbordam cheias de suavidades. À nossa volta, a gente nem percebe que há um mundo de responsabilidades adultas que nos envolvem e protegem em seu halo de segurança e paz, ao abrigo das vicissitudes e amarguras que passam enquanto a gente cresce.

 À medida que crescemos, gradualmente aumentamos nossa percepção, deitamos olhos na estrada e então partimos para rumos distantes.  O mundo reflete-se em nós e então estabelecemos metas e alvos e eventualmente atingimos nenhum dos grandes alvos que sonhávamos. 
O tempo nos move compulsoriamente à frente; bebes tornam-se jovens e jovens tornam-se velhos, porém o passar dos dias não nos torna mais sábios ou maduros, posto que ser uma coisa ou outra demanda esforços, não obstante, muitos se ancoram em algum ponto do caminho, entrincheirados em medos e receios, presos às armadilhas de ódios e preconceitos outros se escondem na imbecilidade e esquecem-se de amadurecer e então os dias anoitecem.

Há muitos perfumes, tons e sabores, colorimo-nos de muitas cores, estabelecemos limites e fronteiras, herdamos preconceitos, dogmas e cismas. Há labirintos, encruzilhadas, viajamos às mais  altas colinas e , em  queda livre , nos precipitamos  rumo a  vales abissais . Miríades de pessoas passam pelas nossas vidas, somos de clãs e tribos, defendemos causas e muitos se alinham com bandeiras da paz ou de guerra

Há jovens que se acomodam no entorpecimento de intenções, viciação de sentidos e esperam que o tempo lhes preencha a vacuidade mental com sabedoria e maturidade enquanto provam  de muitos licores e sorvem diferentes vinhos. No extremo oposto, idosos avizinham-se  do fim da caminhada, solitários, carentes e sob o peso das muitas sequelas e danos de uma jornada de irreflexões  e desconhecimento de si mesmos.
Nossas vivências são burilamentos pessoais, há partidas e chegadas, encontros e desencontros, ganhos e perdas, todavia é imperioso crescer, aprender, amadurecer todos os dias e sonhar em ser sábios sempre.

By Edson Ovidio


Nenhum comentário: